quinta-feira, 27 de junho de 2013

Marketing Político: Gerenciamento de Crises




Crise. Sabemos quando ela começa, mas não sabemos se termina ou quando termina. Todas as empresas ou, no caso do Marketing Político, todas as figuras públicas um dia enfrentarão uma crise. As crises diferenciam-se sob três aspectos: Impacto, Plano de Gestão de Crises e Equipe de Gerenciamento de Crises.

O Plano de Gestão de Crises é algo maior e mais abrangente do que um Plano de gerenciamento de alguma crise específica. Isto porque, o Plano de Gestão tem uma essência proativa e, portanto, preventiva. Ao contrário, o Gerenciamento de crise instala-se numa crise já em andamento e de forma reativa.

As equipes de gerenciamento de crises necessitam de intensa profissionalização, bem como de conhecimento do cenário em que a crise está ocorrendo. Quando surge uma crise numa rede social, a grande maioria dos Políticos e Órgãos Públicos optam por responder rapidamente. Não é uma opção errônea, todavia ser rápido não significa ter efetividade, isto é, eficiência e eficácia.

Para gerir uma crise numa Rede Social específica, deve-se compreender a dinâmica, as ferramentas e o impacto da mesma. Com uma crise à frente, deve-se conter, isolar e interagir. Jamais deve-se colocar apenas a culpa num estagiário ou assessor e pedir apenas desculpas. 

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